BACURI

Postado 14 anos atrás / FRUTAS REGIONAIS
Ontem fomos visitar um sítio de uns amigos e lá estava mais uma novidade para mim: a fruta BACURI. 
Meu marido abriu e segurou a fruta para tirarmos esta foto. Pesquisando na internet, conferi que existem tipos de bacuri que são maiores que uma laranja.
O bacurizeiro, árvore que que dá bacuri, é bem alta e faz uma sombra refrescante:
Nosso amigo Bosco, fez uma demonstração de como saborear esta fruta:
Nativa da Amazônia, conhecido por “bacuri” ou “landirana”, só forma após dez anos de existência da planta. Possui sabor ácido e adocicado e é rico em fósforo, cálcio, ferro e vitamina C. Bastante apreciado na culinária na forma de sorvetes, licores, tortas, geléias, dentre outros produtos, é digestivo, diurético e cicatrizante. Seu nome, em tupi, significa: “o que cai logo que amadurece” – e é por este motivo que o fruto é colhido somente quando é desprendido naturalmente da árvore. 

Cada bacuri possui de um a cinco sementes de cor amarronzada. Destas, óleo e farelo protéico podem ser extraídos. O primeiro é utilizado na medicina tradicional como antiinflamatório, cicatrizante e para tratamento de doenças cutâneas.
Por Mariana Araguaia – FONTE

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:



Vovó Cristina

Cristina Vásquez, mais conhecida como Vovó Cristina, é Administradora de Empresas, Psicanalista e Blogueira nas horas vagas, atua como autora do seu Blog Receitas da Vovó Cristina, interagindo com o mundo todo e realizando seu sonho de trocar receitas e dicas importantes pelo mundo virtual.





18 comentários em “BACURI

  1. Eu tb nunca tinho ouvido falar nessa fruta, aqui no Brasil já ouvi falar este nome se referindo a algum “moleque”, se fala aquele bacuri…rsrsrs…mas, vivendo e aprendendo minha amiga, nem que seja pra brincar de jogo das frutas, rsrsrs. Beijos.

  2. Oi Cristina

    Mais uma maravilha da nossa Natureza.
    Nunca tinha ouvido falar sobre ela.
    Bom saber, principalmente pelas propriedades que ela possue.

    Bjs no coração!

    Nilce

  3. Vovó Cristina, adorei saber sobre essa fruta, pra mim, bacuri sempre foi criança ou moleque etc… Mas cada dia a gente descobre uma novidade, bem dizia meu pai, sempre temos a aprender. E novidades é com vc mesmo né querida. Obrigada por partilhar conosco essa fruta que desconheço, mas pelas caracteríticas deve ser muito gostosa…bjocas uma boa semana

  4. Muito prazer!!!!

    Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto!

    Eita quanta coisa boa a gente tem nesse nosso Brasil e nem conhece hein?

    Obrigada, adorei saber e conhecer!

  5. Cristina,
    eu tbm não conhecia mas amei conhecer essa maravilha de fruta, quem sabe um dia eu prove.

    Tenha uma ótima semana amiga!
    bjs,
    Andréa…

  6. Cristina, muito interessante, como este Brasil é vasto de preciosidades, como está, não conheço, mais pela cara dele que saboreou, deve de ser gostosa, ele tá com cara fe felicidade, rsrsrs.
    Meu cristal, passei também para avisar que está tendo um sorteio no blog coisas de cristal, passa lá e participa. Boa sorte!
    Tenha uma ótima semana.
    Bjs cristalinos

  7. Que interessante!
    Não conhecia essa fruta aí.
    Mas achei uma gracinha por ser tão pequenininha.
    Beijinho de boa semana Vovó.
    Rute

  8. É verdade meninas, vivendo e aprendendo, aqui em Manaus tem muitas frutas exóticas e diferentes, aos poucos irei mostrando a vocês.

    As frutas que temos no Sudeste, aqui são muito caras, como a uva por exemplo, os legumes, nem se fala.

    Acho muito interessante essas novidades, afinal de contas nunca tivemos acesso, não é?

    O Brasil deveria ser mais divulgado, tem tantas coisas interessantes e maneiras de se viver tão diversificadas, não é?

    Obrigada pela visita de vocês, beijos.

  9. Que interessante, esse eu não conhecia, uma fruta que conheci aí e amei foi a pitomba, me apaixonei, mas aqui nem sombra dessa frutinha tão deliciosa.
    Bjos, Lú.

  10. Essa fruta é muito encontrada aqui no Norte e Nordeste, principalmente nas regiões do Maranhão, Piaui, Para e Amazonas. O fruto que foi postado aqui é muito menor do que o que nós conhecemos, possui um formato maior que o de uma laranja, casca bem firme com 1cm de espessura, polpa bem branca, muito saboroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
*