BOLO PODRE, BOLINHO DE TAPIOCA OU CUSCUZ CARIOCA?

Postado 12 anos atrás / DOCES, FESTA JUNINA, SOBREMESAS
Começando a semana eu trago pra vocês essa sobremesa interessante. Pra mim, se aproxima mais daquele cuscuz que se vende nas praias do Rio de janeiro, só que lá não se vende neste formato. É feito àquele grande tabuleiro, muitas vezes se usa água em vez de leite e é servido em fatias com bastante leite condensado por cima. Outra diferença também que não encontramos a tapioca de bolinha assim:
Aqui em Manaus, as pessoas costumam chamar de bolo podre, eu tive minhas reservas para experimentar por conta do nome, rsrsrs, mas depois que descobri do que era feito, percebi que não era uma novidade.
Veja como é fácil de fazer:
INGREDIENTES:
400g de tapioca
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 sacos de côco ralado úmido e adoçado
(1 saquinho é apenas para decorar)
1 vidro de leite de côco pequeno
MODO DE FAZER:
Misture o leite com a tapioca e vá acrescentando aos poucos, deixe descansar um pouco para hidratar a tapioca e depois adicione o restante dos ingredientes. Mexa até ficar um creme homogêneo e leve a geladeira por mais ou menos 30 minutos. Mexa novamente e se achar necessário, deixe mais um pouco na geladeira até ao ponto que dê para enrolar, passe margarina nas mãos e enrole como se fossem brigadeiros maiores. Veja a foto da postagem.
Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:



Vovó Cristina

Cristina Vásquez, mais conhecida como Vovó Cristina, é Administradora de Empresas, Psicanalista e Blogueira nas horas vagas, atua como autora do seu Blog Receitas da Vovó Cristina, interagindo com o mundo todo e realizando seu sonho de trocar receitas e dicas importantes pelo mundo virtual.





20 comentários em “BOLO PODRE, BOLINHO DE TAPIOCA OU CUSCUZ CARIOCA?

  1. Realmente, que nome é esse tal de “bolo podre”? Apesar de muito paraense também falar assim, sou dessas que falavam bolo de tapioca. Mas eu adoro. Mas, me conta… Gosta da culinária de manaus? Vou escrever sobre isso e quero opiniões. =) Adorei se espaço.. é autêntico e bem aconchegante.

    1. Pois é Andréa, que nome, né? Mas, principalmente em festas juninas, é muito comum encontrar com esse nome. Bem, falando da culinária Manauara, eu sou resitente em comer algumas caças. Acho que estou no limite em comer ou não uma alimentação vegana, você conhece? Sofro um pouco em saber que como animais, não sei explicar. Se eu ver a cabeça do peixe, já era, me limito sempre a escolher os filés, seja de que espécie for. Mas, podemos falar mais sobre isso, mande um e-mail: blogdavovo@hotmail.com
      Obrigada pela visita, volte sempre.
      Boa semana! Bjs.

    1. Isa, com certeza sei que temos muitos desses maravilhosos, nas praias então, né? Rsrsrs…muito bom…oh saudade!
      Mande a foto e a receita desse com doce de leite, terei o maior prazer em divulgar com seus créditos, claro!
      Beijinhos.

    1. Andréa, a única diferença é que o beijinho tem a textura de brigadeiro e esse doce fica mais próximo de um mingauzinho em corte, não sei se dá pra diferenciar. Uma ótima semana pra vc tb. Beijos.

  2. Querida Cris,
    Não importa o que seja… eu só sei que gostaria muito de experimentar essa DELÍCIA!!! Tudo que é feito com Tapioca… É tudo de BOMMM!!!! ADOREI!!!
    Grande beijo, Irene

  3. oi vovo onde encontro a tapioca DUBOM em Manaus?realmente existem umas tapiocas duras q nao adianta deixar de molho q nao amolecem mesmo..aguardo resposta..beijos

  4. EU VI UM CUSCUZ FEITO DE MANEIRA DIFERENTE POR UMA SENHORA EM SALVADOR BA… ELA COLOCAVA A MANDIOCA DE MOLHO NA ÁGUA POR DIAS, DEPOIS RALAVA E LAVAVA E DEIXAVA ESCORRER E SECA NUM SACO DE PANO, E USAVA NA MISTURA COCO FRESCO RALADO, SAL E AÇUCAR…MAS NÃO LEMBRO SE TEM MAIS INGREDIENTES, ERA ESSA RECEITA QUE EU QUERIA,É UMA DELICIA MESMO E NUCA ESQUECI RSSSS

    1. Charlene, deve existir milhares de maneiras para fazer, essa sua parece bem interessante, mas confesso, adoro tudo muito prático, por isso minhas receitas, em geral, não tem 1ª etapa, 2ª etapa, sabe? Eu aprecio muito quem tem o dia todo para se dedicar à cozinha. Se conseguir essa receita e experimentar e quiser divulgar por aqui, aguardo seu contato. Bjs, obrigada pela sua participação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
*