BACALHAU “ZÉ DO PIPO”

Postado 13 anos atrás / BACALHAU, PRATOS DE RESTAURANTE
A PREFERIDA DA VOVÓ


Eu adoro esta receita e ela é aprovadíssima pela nossa família. Como tenho recebido pedidos para postá-la novamente, aí vai uma das minhas preferidas. Já tinha postado logo que iniciei o blog, mas como esses arquivos ficam lá no fundo do baú, resolvi trazer de novo para vocês.
Esta vale a pena fazer, pois além de muito fácil, é muito gostosa mesmo.
Veja o vídeo exibido na série de Receitas de Natal da Tv Amazonas:
INGREDIENTES:
1/2 kg de bacalhau
6 batatas
leite e margarina para o purê
4 ovos cozidos
200g azeitonas pretas
Azeite
1 cebola em rodelas
Maionese
MODO DE FAZER:
Coloque o bacalhau de molho de véspera. Se comprar o bacalhau desfiado, não é necessário este procedimento, basta dar uma leve fervura para tirar o excesso do sal.
Preparar o Purê de Batatas e reservar, forrando um pirex com mais da metade do purê, para que quando o bacalhau estiver no ponto, adicionar ali e cobrir com o restante do purê.
Refogue em bastante azeite as cebolas cortadas em rodelas e assim que escaldar o bacalhau e deixá-lo em tiras (desfiados grandes), jogue nesse azeite com cebolas, adicione as azeitonas pretas. 
Coloque esse refogado de bacalhau por cima do purê de batatas, adicione uma camada de ovos cozidos(opcional), regue com bastante azeite novamente e cubra com o restante do purê de batatas, passe um pouco de maionese por cima e leve ao forno para gratinar.
DICA DA VOVÓ:

Esta receita é feita para 4 pessoas que comem pouco ou um casal que come bem. 
O ideal é dobrar todos os ingredientes para servir em um pirex grande.


Se preferir não coloque os ovos cozidos cortados em rodelas por dentro da massa, pois nem todos gostam, use-os apenas pra decorar (as mais bonitas) ou mesmo pode ser servido a cada um que participar do almoço. 
O ideal é decorar com os ovos, após sair do forno, para que a clara do ovo cozido não fique ressecada.
Para quem não gosta de cebolas, antes de cobrir o pirex com o purê, retire as cebolas do recheio, pois o sabor do bacalhau já foi devidamente aprimorado. Claro que pra isso vc cortou a cebola em rodelas bem grossas pensando nesse final, onde vc teria esse trabalhinho extra. Aqui em casa as rodelas de cebola ficam de fora.



Esta receita tinha sido postada pela primeira vez em 26/set/2008; depois foi postada novamente a pedidos em 22 de março de 2011 e hoje!

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:



Vovó Cristina

Cristina Vásquez, mais conhecida como Vovó Cristina, é Administradora de Empresas, Psicanalista e Blogueira nas horas vagas, atua como autora do seu Blog Receitas da Vovó Cristina, interagindo com o mundo todo e realizando seu sonho de trocar receitas e dicas importantes pelo mundo virtual.





27 comentários em “BACALHAU “ZÉ DO PIPO”

  1. Esta é a receita preferida da Vovó Cristina. Mas, não é difícil se encantar com este bacalhau. Afinal, foi na véspera de uma de minhas viagens para Manaus que eu conheci esta receita. Posso garantir que agrada qualquer gourmet.

    Te Amo/bjs
    a)Vovô Noel

  2. Olá adorei essa receita é muito prática e gostosa, eu acrescentei o brócoles cozido e picado no refogado da cebola e azeitona, ficou divino, sempre faço esse prato nas datas especias. bjs

  3. É verdade meu amor (SÓ1CLICK), essa receita é incrível e agrada a todos que gostam de bacalhau.

    Obrigada pela visita Sandro!
    Boa idéia em acrescentar o brócolis, pois é tb delicioso.
    Fico muito feliz com os comentários, pois assim podemos saber o que vcs estão gostando.
    Volte sempre!!!

  4. Também amo bacalhau ao Zé do Pipo, talvez a minha receita predileta com bacalhau, por sinal, bem parecida com a sua, só que a minha ainda leva alguns tomates frescos no refogado do bacalhau e ao invés de leite, creme de leite no pure, e queijo parmesão por cima. BOM DEMAIS!!!
    Obrigada pela visita e pelos comentários tão simpáticos!

  5. Olla tudo bem?, estava passeando por alguns blogs, então me deparei com o seu, achei ótimo, muito interessante e resolvi comentar, muito muito bom mesmo , estou Seguindo beijos !

  6. Meninas, este bacalhau é tudo de bom, vale muito a pena pela sua praticidade.
    Renata, valeu pelas suas dicas das alterações, devemos usar a criatividade, né?
    Mas pra mim, desse jeitinho da postagem é perfeita.
    Receita aprovadíssima!!!

  7. Hummmm, amei!! Sou apaixonada por bacalhau. Neste Natal que já se aproxima, rsrsrs, farei com certeza. Todo ano sou escolhida pra fazer o bacalhau da ceia, pronto a receita já ficará separada. Muitos beijos, linda vovó

  8. Eu amo de verdade esta receita e como é fácil de fazer, nem espero chegar o Natal. Sempre que encontro bacalhau a um bom preço, esse Zé do Pipo está escalado, rsrsrs.

    Esteja servida querida São33!Bjs.

    Fla, faça para o maridão, vale a pena!Bjs.

    Obrigada Brine, pelo selinho!Bjs.

    Manu, tb concordo com vc, bom final de semana pra vc tb!Bjs.

    Conceição, depois me conta, tá?Bjs.

    Ignez, só não esquece de tirar àquela bela foto e mandar pra vovó, tá? Bjs.

    Viviane, Tem receita que pede bis, né? Essa é aprovadíssima! Bjs.

    Boa semana pra vocês!Beijos da Vovó!

  9. Olá Vovó Cristina andava por aqui a fazer um visita e vi esta receita, não querendo de maneira nenhuma prejudicar esta receita, até porque acho que ela poderá ser uma delicia, mas para ser Bacalhau à Zé do Pipo esta um pouco longe, ou melhor dizendo esta parecido. Sou brasileiro e amo a culinária brasileira, aprecio as suas publicações, principalmente quando toca a receitas tradicionais brasileira. Na minha juventude (12 anos) vim para Portugal e apaixonei-me pela culinária portuguesa, a partir daí sempre andei com um pezinho na cozinha, sempre um curioso por pratos, receitas e costumes. Bacalhau à Zé do Pipo, não é só um simples prato português, mas sim um prato que noz trás um pouco da história e costumes da gente do Porto nos anos 60 e isso é uma coisa que acho que devemos preservar. Para que nossos queridos irmãos brasileiros fiquem a conhecer um pouco mais de Portugal sugiro que publique a receita dessa deliciosa gastronomia portuguesa ou uma mais perto da receita original. Sem mais me despeço desejando o maior sucesso par este blog

  10. Zezão…que bom ter visitas assim! Eu aprendi a fazer dessa forma, mas nada como uma receita original vinda de Portugal. É só me enviar por e-mail, terei o maior prazer em divulgar seu blog. Obrigada meu amigo!

  11. Minha querida vovó, vou preparar este bacalhau a Zé do Pipo te prometo que darei um ótimo retorno.
    um bom final de semana.
    Paulo Sarrazani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
*