SPAGHETTI À CALABRESA

Postado 14 anos atrás / MASSAS
A PREFERIDA DO HERBERT
Essa macarronada é tudo de bom, independente do complemento que pode ser calabresa, salsichas, atum ou mesmo só ao sugo. O Herbert é meu genro preferido, o pai do meu netinho que me inspirou a fazer o blog. Ele adora essa macarronada, independente dos complementos. A turma sempre pede pra vovó fazer esse macarraozinho, que na realidade é muito prático e saboroso. Eu digo sempre que é minha especialidade, mas na verdade é, que em dez minutos você pode preparar essa delícia e todos vão amar. Passarei aqui as marcas que usei, mas deixo claro que não estou ganhando nada com isso, apenas o prazer de compartilhar minhas dicas com vocês.
INGREDIENTES:
250g de macarrão fidelinho Adria
1 caixinha de molho Pomarola peneirado
1 colher de sopa de azeite (acidez 4%)
1 colher de chá de Tempero da Casa (Ajinomoto-tampa verde)
1 pitada de açúcar
1 linguiça calabreza
1 pacote de queijo ralado (eu usei Vigor)
MODO DE FAZER:
Em primeiro lugar vamos adiantar o molho para que quando o macarrão ficar pronto, já possa ser temperado de imediato. Corte a calabresa em rodelinhas finas e leve ao fogo à frigideira sem nada, não precisa óleo. A linguiça vai ser frita em sua própria gordura que vai derreter. Assim que estiver coradinha você retira da frigideira e coloca numa vasilha com papel toalha, para que fique bem sequinha e para que seja retirada a maior parte de sua gordura saturada. Reserve. Coloque a água para ferver, com um fio de óleo e sal. Enquanto isso faça um refogadinho com o azeite e o Tempero de Casa, coloque o molho de tomate e uma pitada de açúcar para tirar a acidez do molho. Jogue a calabreza ali e reserve. Com certeza esse é o tempinho que a água já estará fervendo e você aí joga o macarrão para ser cozido.Esse em especial leva 3 minutos. Escorra e ligue o fogo novamente do molho para que ferva. Dê uma lavada no macarrão de leve para que ele fique molhadinho e jogue nesse molho fervendo e pronto. Coloque num recipiente e jogue bastante queijo ralado por cima e sirva em seguida. A quantidade de macarrão deve ser proporcional ao molho para que fique bem gostoso. A aguinha que vai junto do macarrão é bom para que o molho não fique tão grosso. Não se pode economizar na quantidade de molho, pois esse é o segredo de qualquer massa.
DICAS DA VOVÓ:
  •  O tempo do cozimento do macarrão é fundamental seguir o indicado na embalagem, para que fique no ponto certo (al dente – o ponto ideal para que ele não fique grudento), afinal de contas o macarrão ainda irá será colocado no molho fervendo.
  • Enquanto você não tiver muita experiência nas quantidades,  coloque a massa cozida, no molho, aos poucos para que perceba o seu ideal. Às vezes quando uso uma nova marca e percebo que ela rendeu mais,  vou colocando o macarrão aos poucos e preparo mais molho em seguida ou reservo apenas a massa cozida excedente para uma próxima oportunidade.
  • Quando guardar a massa cozida sem molho na geladeira,  na próxima vez que usar, basta ferver uma água e passar essa água pelo macarrão e preparar um molho novo para a massa. Pode até ser um molho branco.
  • Aqui em casa uns gostam de molho vermelho e outros de molho branco, por isso em geral tem massa pra todo gosto. Veja o molho branco AQUI.
Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:



Vovó Cristina

Cristina Vásquez, mais conhecida como Vovó Cristina, é Administradora de Empresas, Psicanalista e Blogueira nas horas vagas, atua como autora do seu Blog Receitas da Vovó Cristina, interagindo com o mundo todo e realizando seu sonho de trocar receitas e dicas importantes pelo mundo virtual.





8 comentários em “SPAGHETTI À CALABRESA

  1. Olá, Cristina querida
    Vc quer matar minha restrição alimentar pela vesícula, menina?
    Meu Deus, que delícia junta, o post do bolo de aimpim caramelado é uma gosotura,já provei também…
    Venho porpor-lhe algo no meu post de hoje…
    Conto com sua participação amiga.
    Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
    Abraços fraternos

  2. Paula, é um prato super fácil e todos gostam.Uma maravilha!

    Olá Orvalho do Céu, que nada menina, qual dos blogs vc fala?
    Ricas bençãos pra vc tb.

    Beijos da vovó pra vocês!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
*